No inverno a pele e os cabelos são muito prejudicados devido por causa das baixas temperaturas. Sendo assim, vale algumas dicas para cuidar do seu corpo.
Cabelos: Devido a exposição à baixa umidade, vento, chuveiro quente e secadores, há um ressecamento dos fios, surgimento de pontas duplas e aspecto desvitalizado. Por isso, a atenção deverá ser redobrada, com a utilização de xampus mais hidratantes que contenham manteigas como Karité e Illipê ou hidratantes, como Alantoína e proteínas da seda. O secador de cabelos no frio faz bem para a saúde no geral, mas é prejudicial para a saúde dos cabelos e do couro cabeludo. Portanto, no inverno, diminuia a frequência de lavagem dos cabelos e escolha o xampu certo para seu tipo de cabelo.
Pele do rosto: Nesta época do ano, o cuidado deve ser redobrado com a hidratação e também nunca esquecer de utilizar protetor solar, porque com o intuito de aquecer o corpo, ficamos expostos ao sol. A área dos olhos, é comum apresentar maior sensibilidade, ressecamento e descamações nessa época do ano, merecendo uma atenção especial
Mãos e pés: As mãos ficam mais expostas ao vento, água fria ou quente e como a sua capacidade de produzir oleosidade natural é menor, pois possui menor quantidade de glândulas sebáceas, a atenção deve ser maior para evitar ressecamentos e até mesmo fissuras. Então, proteja-as com luvas ao mexer com produtos de limpeza ou substâncias irritantes, procure durante o dia utilizar fórmulas que contenham silicone e óleos, que formarão uma película sobre a mão, independentemente da quantidade da perda de água. À noite procure fórmulas que contenham Uréia, Ácido lático e lactato de amônio que tem alto poder de hidratação. Proteja-as com filtro solar, ao dirigir principalmente.
Os pés, que nessa época ficam fechados dentro dos calçados, hidrate a noite com uréia, ácido lático e também ácido salicílico, que tem o poder de afinar a pele, reduzindo calosidades, espessamentos e impedindo a formação das temidas rachaduras.
Lábios: Área do rosto mais vulnerável as ações do clima, em função da constante exposição, é a primeira a sofrer, podendo apresentar rachaduras, descamações ou irritações. Assim, utilize batons com hidratantes e vitaminas (C e E). À noite, é válido usar manteiga de cacau ou batons hidratantes sem perfumes ou conservantes.
Corpo: Banhos quentes e demorados, tem consequências desastrosas na pele do corpo. No frio, a produção do suor diminui, deixando a pele com seu conteúdo de água diminuído. A situação piora com o uso de sabonetes e banhos com água quente, pois retiram a camada protetora da pele. O vento também prejudica a pele, roubando-lhe calor e umidade e desidratada, torna-se mais sensível. Para preservar a saúde da sua pele, deverá tentar diminuir a temperatura do banho, bem como a sua duração, usar sabonetes cremosos e hidratantes e, logo após, secar o corpo (não esfregar a toalha e, sim, só encostá-la na pele), com a pele ainda quente, aplicar um bom creme hidratante e proteja as áreas expostas ao frio e vento.
Alimentação: a tendência é ingerir alimentos quentes e calóricos; quentes, por serem mais “confortáveis” ao estômago e às emoções, e calóricos por que nosso corpo “pede” mais energia para manter a temperatura. Desta forma, os carboidratos são os primeiros a serem metabolizados, por poderem liberar energia mais rapidamente, seguidos pelas proteínas e gorduras. Os melhores alimentos são as verduras e legumes sob a forma de sopa e poderão ser acompanhados de uma fonte de proteína animal magra.
Cuide do seu corpo sempre, tomando os devidos cuidados
em qualquer estação do ano!
em qualquer estação do ano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário